segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Reunião do GT - Saúde da CONLUTAS

Reunião do GT - Saúde da CONLUTAS

Dia: 12 de dezembro de 2009

Horário: após o término das atividades

Local: mesmo local das atividades da reunião da conlutas.

Reunião do GT - Saúde da CONLUTAS

As entidades da Conlutas,

Sindicatos, Oposições, Movimentos Populares e Movimento Estudantil que atuam na área da saúde.

O modo de produção capitalista adoece a classe trabalhadora, seja pelas doenças ocupacionais, desemprego e aumento do ritmo do trabalho, seja pelos efeitos da fome e pobreza que afetam o desenvolvimento e o crescimento saudável. Alem disso, a destruição do meio ambiente, a degradação da vida urbana e o aumento das doenças mentais são outros exemplos de como a forma de organizar a vida humana hoje é doentia.

Aliado a isso, em diversos países e especialmente no Brasil, temos uma saúde pública sucateada que não atende as demandas da população. O nosso sistema público de Saúde, o SUS, após diversos governos burgueses, vem sendo um setor no qual o avanço da política neoliberal tem se mostrado avassalador com privatizações, enxugamento de recursos e abandono.

O SUS é um sistema de saúde criado na década de 80 como fruto de processos de mobilizações e lutas que defendiam um sistema público com os princípios ideológicos de equidade, universalidade e integralidade. Contudo, após 20 anos de SUS constatamos que estes princípios não podem ser implementados no sistema capitalista.

Alguns dos ativistas que na década de 80 estiveram lutando pela implantação de um sistema de saúde estatal mais justo e que atendesse as demandas da população, no chamado “movimento de reforma sanitária”, ao longo dos anos foram atuando cada vez mais em parceria com o estado burguês, seja nos espaços do controle social ou diretamente na gestão de saúde. Os sindicatos da área de saúde foram tomando o mesmo rumo, sendo hoje, em sua maioria, controlados pelos mesmos setores reformistas que dirigem o sindicalismo brasileiro em conjunto com o estado.

Em meio a um quadro político e econômico muito preocupante em relação a nossas conquistas e direitos, vivemos uma situação de burocratização dos sindicatos, principalmente se nos referirmos aos sindicatos de saúde ou os de categorias especificas da saúde.

Esta situação que precisa ser revertida se quisermos dar o combate conseqüente contra as medidas do governo para defender nossos direitos e avançar em nossas reivindicações. Em linha oposta está a CONLUTAS que já se configura como uma central alternativa para a classe trabalhadora.

Com a proposta de construção de uma frente dos trabalhadores, de perspectiva combativa e classista, que aponte lutas contra o patrão e o governo e que, principalmente, prepara a luta para o socialismo. Nesse sentido, está colocado um desafio importante para todos que forem à reunião da Coordenação Nacional da Conlutas em Belo Horizonte no próximo dia 11, 12 e 13 de dezembro de 2009. Realizar uma reunião de trabalho que tente responder aos desafios da atual conjuntura com vistas a organizar os ativistas e as entidades mais combativos no GT de saúde da Conlutas.

Convocamos todas as entidades e ativistas a participar do GT de saúde da Conlutas!



Saudações com lutas.


SINDEESS: Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Belo Horizonte, Vespasiano, Nova Lima e Sabará

Associação de funcionários do Hospital Brigadeiro – São Paulo/SP

Diretores do SINSPREV/SP ligados a Conlutas

Ativistas de base da Conlutas

Nenhum comentário:

Postar um comentário