quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Mobilizações em defesa da Educação tomam cena nas Universidades da Califórnia

Uma importante luta começou na Califórnia por conta do corte no orçamento da Educação Pública, tanto a Educação pré-universitária (chamada de K-12 que inclui pré-escola, ensino fundamental e médio), como a universitária (são três sistemas públicos estaduais: os colégios comunitários, a Universidade Estadual da Califórnia – CSU e a Universidade da Califórnia – UC).

Os cortes afetam a quantidade de alunos por sala de aula e os salários e benefícios dos professores no K-12. Nas universidades há aumento nas mensalidades, corte de salas de aula, horário de funcionamento de bibliotecas, demissões de trabalhadores, redução de salários e direitos.

Ondas de mobilização

A primeira mobilização foi no dia 24 de setembro de 2009. Cerca de nove mil estudantes e trabalhadores paralisaram as atividades e fizeram atos e passeatas. O centro da mobilização foi a Universidade da Califórnia (principalmente o campus de Berkeley), mas também houve protestos em dois campus da Estadual.

No dia 24 de outubro houve um Encontro Estadual aberto em defesa da Educação Pública com cerca de 800 pessoas, o que é muito bom para os patamares locais. A segunda onda de mobilizações foi do dia 18 ao dia 20 de novembro. Houve greves, paralisações, protestos, ocupações. As principais foram em Los Angeles, Berkeley e Santa Cruz. Houve muitos confrontos com a polícia com ampla publicidade na imprensa local e nacional.

Agora está convocado um dia estadual de luta para o dia 4 de março de 2010. Tudo aponta para a ampliação do movimento: adesão de sindicatos, formação de comitês em todo o estado, etc. Foi feito um chamado nacional e internacional que deve fazer com que haja atividades conjuntas. Isto já ocorreu antes com protestos na Universidade do Texas, e em frente da embaixada americana em Viena, protesto este protagonizado pelos estudantes austríacos que ocupavam as dependências da Universidade em novembro passado. Para o dia 4 de março, uma federação estudantil japonesa chamada Zengakuren enviará representantes para participar das atividades.
A força do movimento teve algumas conquistas. Em Berkeley as bibliotecas foram reabertas por período integral. O governador Scharzenegger anunciou que ampliará o financiamento para dois sistemas de universidades públicas – UC e CSU – de 7% para 10% do orçamento estadual, retirando recursos do orçamento das prisões.

Até os reitores anunciaram que estão apoiando o dia 4 de março como dia de pressão sobre o governo estadual. Esta onda de mobilizações ocorre em um momento importante nos EUA no qual a percepção da crise econômica persiste e gera descontentamento em amplos setores da classe trabalhadora.

Diante desses acontecimentos e entendendo que a luta pela Educação Pública, Gratuita e de Qualidade, a serviço da classe trabalhadora, é uma tarefa dos estudantes de todo Mundo, a ANEL se solidariza com os estudantes e trabalhadores da Califórnia e se soma nessa luta em defesa do direito a uma Educação Pública e de Qualidade. Força Companheiros!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário