sábado, 27 de fevereiro de 2010

Relatoria GT de Comunicação


Dia 25 de fevereiro via MSN - 21hs.
Participantes da Reunião


Nelson (AS)
Região I
Edda Ribeiro, UFAM.
Laranna Prestes, ICSEZ/UFAM - Parintins/Am
Região II
Alcides Junior – UFPE
Rebeca germana – UFPE /Sec. de escola
Christiano Amorim – EUPA
Região III
Tapioca - UCSAL
Região V
JOANA UFRJ
Rafael UFRJ
Luisa UFRJ
Malú UFRJ/CN
Emília, da UFF
Andriev UFF
Fernando, UFF
Rosy – UFF /CN
Dborah UERJ
Letícia UERJ/CN
Região VI
Davi - UFSC
Região VII
Edileuza- UNIFESP-Santos / CR VII
Carina FMU/UFRJ (ABEPSS discente Sul II)

Priscila (não estava Salvo no Doc. de registros do MSN, a escola e região)

Obs: alguns estudantes participaram observando, sem intervir. A estruturação de a relatoria esta com as falas apresentadas e ao fim os Encaminhamentos.







Pauta:

Manual de Calouros da ENESSO

A reunião começou às 21hs e 20 mim com uma rodada de apresentação dos participantes. Passada as apresentações e as explicações de como seria a reunião.

(21:28) Joana- UFRJ/CN Suplente

Vamos discutir o conteúdo do manual, quem quiser dar idéias,etc.É um manual nacional, para situar os calouros no movimento estudantil de SESO.


(21:38) Rosy Hellen – UFF /CN

Em nossa última reunião pensamos em abordar como tema do eixo conjuntura a tragédia do Haiti e eu me dispus a esboçar um texto então quero saber se vocês concordam e aí a gente faz uma lista de email e começa a fechar os textos que tal?

(21:41) Carina Representante Discente ABEPSS - Sul II(FMU/UFRJ)

Acho importante o Manual do Calouro falar um pouco da importância das entidades da ENESSO, CFESS e ABEPSS e da necessidade de articulação, apontar isso historicamente o que vem contribuindo para a formulação da profissão no entanto este é um ano importante pra ABEPSS no fim do ano tem ENPESS e precisamos nos organizar para a escolha dos futuros representantes como são 2 anos de gestão, precisa ser algo bem preparado e discutido com os estudantes então sugiro que tenha um parte especial falando da representação da importância e tudo o mais.

(21:45) Edda Ribeiro – UFAM.

Oi gente, sou a Edda, da Universidade Federal do Amazonas, faço parte do Centro Acadêmico de Seso. Bom, ressaltando o que a Carina falou, é realmente muito importante explicar bem sobre as entidades, tiro por experiência aqui na UFAM, não somente os calouros, como os veteranos ficam sem saber o que é a gente até informa, fala sobre isso, mas não eles não entendem e não conhecem o peso que a entidade tem e a Rosy falou da proposta do texto sobre o Haiti, o que é muito bom, isso pode mostrar em que coisas essas entidades atuam, e podemos escolher outros assuntos atuais em que fazemos discussão, intervenções, porque aí os estudantes vão ter uma dimensão bem maior do que fazemos.

(21:48) Malú UFRJ/CN.

Malú UFRJ Coordenadora Nacional da ENESSO (GT de COMUNICAÇÃO). Bom a idéia como a Rosy disse é um material de apresentação do MESS.
A Idéia da ENESSO pensada em Reunião de gestão é de que o manual fosse uma pagina de A4. Por isso nosso espaço de textos tem ser limitado.

Manual do Calouro da ENESSO
- A manual teria um texto de apresentação
- Box sobre CONCLAT
- Box sobre Haiti
- Box Formação Profissional
- BOX educação pública/pagas.

Acho que isso que Carina e o Edda falaram entra na parte de Apresentação, importância de cada entidade. Dentro do box do Haiti tem um chamado a solidariedade no sentido de as faculdades que tem trote pedindo dinheiro destinarem parte desse dinheiro ao Haiti depositando na conta da CONLUTAS que tem feito a campanha de solidariedade a entidades de trabalhadores, e ainda um box sobre os ERESS chamando à participação.

(21:54) Christiano Amorim – UEPA

Sou da Universidade Estadual da Paraíba, é d fundamental importância esse Manual do Calouro, aqui na universidade sempre na recepção do feras/calouros, é entregue um jornalzinho, com as informações sobre o q são essas entidades, o q representam, qual seu papel, há uma necessidade maior de sempre estarmos passando falando, reforçando esse jornalzinho, pq parece q lêem e fingem e não lêem, ou sei Acham q não é importante, o q acontece aqui é uma apatia muito grande q toma conta d uma grande maioria dos estudantes. O estudante aqui tem uma formação dedicada e direcionada para sala de aula. Não se sentem na luta dessas entidades, é como se fosse algo q não pertencessem aos estudantes. Finalizando, é grave e muito angustiante tudo isso, por mais que seja passado de sala em sala, tentando informar e mobilizar de alguma forma.



(21:59) Aline(Tapioca) UCSAL.

Ninguém falou que transformar o mundo era tarefa fácil galera. Requer anos de estudos e muita atuação então um pouco de calma.
Precisamos ser mais sedutores quando o assunto é mobilização, e mais sensíveis quando as pessoas que estão ingressando em parte desconhecem o debate acadêmico e profissional do SESO. A comunicação precisa ser ainda mais explicativa e o norte deve apontar conseqüências da ausência de participação política nos espaços legítimos de discussão. Concordo que discussões sobre o que esta acontecendo no Haiti, por exemplo, entre outras discussões nacionais e internacionais.
Acho que a estrutura desse manual deveria estar centralizado nos 5 eixos de discussão do MESS, conjuntura, cultura, formação profissional, formação acadêmica, e movimento estudantil falar da confusão que são todas essas siglas e dos termos técnicos da categoria e do debate social, mas acima de tudo ajudar a construir posicionamento n se discute aqui quem defende ou não a uni ou a anel UNE* mas se faz um debate e uma analise sobre o que foi a entidade em sua origem e a decepção que tem sido nos dias de hoje e se aponta outros caminhos alternativos como Anel e uma serie de outros instrumentos de luta q já existem ou estão a ser construídos discussões de sala de aula, do CRESS/CFESS mas sempre facilitando o entendimento dos que lêem ou estudam o material, pq sim este manual pode se tornar um instrumento de formação acadêmica.

(22:05) Alcides Junior – UFPE ,Sec. De Escola da ENESSO.

Boa noite novamente, Alcides Junior8 período da UFPE sec. escola da ENESSO primeiramente fazer um breve repasse sobre nossa primeira atividade de recepção aos calouros foi no ato de matricula não esperamos pela aula magna pelo motivo de q na matricula estão tod@s aquel@s que vão entrar elaboramos manual do calouro nesse manual n podemos abarcar tantas coisas q poderiam ser muito úteis pelo fato de grana pra rodar esse material portanto, decidimos em priorizar algumas coisas falar sobre o Serviço Social falamos brevemente do surgimento e trajetória da profissão mercado de trabalho colocamos algumas siglas ABEPSS, ENESSO, CFESS, etc., a forma como a ENESSO se organiza e bibliografia básica além de "pq fazer a carteira da UNE?" pra quem não sabe aqui em PE além da UNE temos a UEE que faz carteira de estudante, além da Jovem Pan, etc.A UEE não é representação do ME mas sim utilizou do nome histórico das entidades estaduais para ser uma fabrica de carteira de estudante sendo um manual da ENESSO devemos enfatizar a organização da ENESSO ,Haiti e CONCLAT? São coisas q podem entrar num Jornal e não num manual do calouro vamos dialogar com @s calour@s falando de Haiti? Acredito q não, mas sobre curso/profissão com certeza.


(22:12) Joana- UFRJ/CN Suplente

Joana, CASS UFRJ.
Acho que nesse manual não podemos nos privar de mostrar p os calouros as questões mais relevantes nesse início de período, como o CONCLAT e o debate sobre a ocupação militar no Haiti mesclando com a luta contra as opressões, questões que o movimento estudantil não pode deixar de opinar e discutir, alem disso é necessário que mencionemos o detalhes do MESS como o q é ENESSO, MESS, ABEPSS etc. Só reforçando, acho que os calouros nacionalmente podem encontrar nesse manual uma porta de entrada para se integrarem as questões mais políticas do mov. estudantil.
Não é para ser algo extenso e sim uma passada rápida sobre as questões q estão mais em voga hj, pelo que sei a executiva de estudantes de serviço social não pode se restringir apenas as questões específicas do MESS isso seria ignorar tudo que defendemos nos encontros nacionais e regionais.
Repito que informações sobre o CONCLAT, a ocupação no Haiti misturando o debate de opressões seria algo para atentar o calouro o que esta acontecendo internacional e nacionalmente. Isso não implica em ignorarmos questões especificas do MESS, ao contrario só legitimaria o MESS.

(22:20) Rosy Hellen – UFF /CN
Bom galera eu acho que até agora os propostas são todas muito boas.Bom no eixo conjuntura, o debate do Haiti não é um tema que desinteressa a quem está entrando na universidade pois hoje é o tema mais falado em toda grande mídia e a tragédia que ocorreu no país vem sensibilizando boa parte da sociedade (nos ônibus adesivos vem grudados com a frase SOS Haiti é a pauta q chama atenção não só do movimento estudantil mas de toda o sociedade e não podemos nos isentar deste debate com os calouros fazer o debate político não só num viés humanitarista mas os alertando -os da história de exploração e massacres q este país presenciou isto não vai impedir de debater a profissão o PEP e outras temáticas pertinentes ao curso temos q ter a compreensão que a ENESSO é nacional é de âmbito nacional então tem q abordar temas nacionais e que em sua plataforma política faz uma defesa voltada não só ao SESO mas a toda sociedade é responsabilidade do movimento como um todo denunciar o imperialismo imposto neste país!!!
No eixo formação pensamos em algo sobre Diretrizes PEP e falar um pouco do Tripé ensino pesquisa e extensão! E reforço o tema de opressões, dia 8 de março centenário do dia internacional da mulher!!!!

(22:27) Alcides Junior – UFPE ,Sec. De Escola da ENESSO.

Então, concordo com alguém ai q colocou pra estruturarmos o manual com base nos cinco eixos do MESS logo abarcaria toda essa discussão, porém, estava vendo aqui as deliberações da ENESSO e o PEN tomou-se como prioridade a questão da campanha O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO! e ai? Vamos deixar de lado? Acredito q não, portanto, esse é um momento importante pra colocarmos algo se o manual for organizado dessa forma (5 eixos do MESS) realmente n vejo problema em ter algo mais amplo concordo plenamente com Rosy em relação ao papel da ENESSO e tal a minha preocupação é a FORMA como dialogamos com os calour@s devemos ser o mais didático possível com linguagem mais acessível possível entendo que um manual do calouro não é um jornal ,não é um boletim muito menos nota política é um instrumento de aproximação da entidade com @s novat@s mas se for estruturado nos 5 eixos, n vejo problema algum em ter textos sobre conjuntura, obviamente mas q a parte de conjuntura seja algo relacionado ao q foi tirado no PEN como a campanha o petróleo tem que ser nosso como o caso do Haiti é algo mais recente td bem podemos fazer uma análise mais ampla da America Latina, inclusive e sobre o imperialismo ianque reabrindo a IV Frota e tal falar sobre Cuba e os envio de médico ao Haiti que não foi noticiado em lugar algum ao invés de COCLAT então pq não falarmos da redução da jornada?EU acho muito mais interessante mas ai não sou eu quem decido é apenas uma sugestão uma proposta.

(22:38) Edda Ribeiro – UFAM.
Podíamos selecionar sim esses temas, pois esse manual, por necessitar ser didático e objetivo, não impede que falemos de atualidades, pelos vários motivos que já colocamos aqui. Nossos “leitores” vão ser os calouros e também os veteranos. O exemplo do Haiti é essencial agora sim, podemos selecionar algumas das propostas do Alcides, mas essa questão do Haiti é a que está na mídia, é essa que tanto os calouros quanto os veteranos estão acompanhando de perto, mesmo que não queiram então, podemos usar isso e mais assuntos como exemplo, tocar nesse ponto que todos estão atentos, assim conseguimos uma assimilação maior por parte dos estudantes.
é fato que tem muito veterano que sabe o que são as entidades, as organizações, o que está faltando é mais exemplificar isso, ver onde atua.


(22:41) Davi Perez – UFSC.
Então, como se está pensando de algo e circulação nacional, com a legitimidade a ENESSO concordo que se pode tratar de questões mais abrangentes sim cabe mais a cada c.a em cada local fazer primeiro aquele debate mais primário, pra depois ir aprofundando acho que a ENESSO tem que ter uma posição firme contra trotes que reforcem a meritocracia reinante na universidade toda a estrutura arcaica da universidade é sustentada por essa visão meritocrática que começa desde quando entramos achando que os outros são superiores por estarem algumas fases na frente isso discordo daquela idéia de se utilizar do dinheiro que pedem no trote e se formos ter alguma ação em relação a entidades que façam solidariedade ao Haiti, deve ser algo bem participar do CONCLAT que não são CONLUTAS e etc. não dá pra patentear uma bandeira tão abrangente, e que necessita do máximo de unidade e forças possível pra poder dar o máximo de solidariedade (e, como colocou o Alcides o tema da ameaça de guerra à América latina é central e ta articulado com a questão do Haiti as 10 bases militares estadunidenses na Colômbia e agora com a destruição completa do Haiti os EUA estão com o campo aberto pra também utilizarem o Haiti de base militar no caribe.. contra cuba, Venezuela, etc. :e dá pra articular isso com questões específicas do SESO com o projeto societário que nossa profissão 'teoricamente' defende: sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero e aquela questão também que falaram da pesquisa e extensão da produção de ciência e tecnologia colocando que o que é produzido na universidade brasileira, hoje serve em sua maioria pras demandas dos grandes monopólios (empresas) e latifúndios e que assim como é necessário travar a luta por outro projeto societário, é preciso travar a luta por outro projeto de universidade construído pelo povo e para o povo disputando desde já a universidade que aí temos lutando por democracia universitária: voto universal, paridade nos colegiados e pela criação de projetos de pesquisa e extensão que sirvam aos interesses de emancipação dos explorados e oprimidos articulado com a luta contra as atuais medidas da contra-reforma universitária aplicada hoje pelo grande capital e pelo governo lula denunciando a precarização que vem com o reuni, a privatização, o papel das fundações e etc.

(22:51) Malú UFRJ/CN.

Questão de esclarecimento para ALCIDES.

(22:51) Alcides Junior – UFPE ,Sec. De Escola da ENESSO.

Então, foi se colocado inicialmente q seria apenas uma folha de papel A4 frente e verso vai ser apenas isso? e outra nem todos DA's/CA's tem grana suficiente pra rodar isso como fica esses casos ou vamos apenas divulgar esse manual via internet por e-mail blog da ENESSO dos DAS enfim é isso?

(22:53) Letícia UERJ/CN

Estou gostando muito da discussão, acho que é bem por ai a proposta do manual do calouro. Mas a minha inscrição se dá, pra que a gente possa agora propor os eixos, em tópicos e com uma breve explicação. Por conta do teto temos que definir o q estará no manual, para tirar comissões que vão elaborar os textos.Lembrando que a proposta inicial é que o manual seja uma a4 frente e verso, por conta do público que queremos atingir e para não ser nada muito maçante.
Sobre o dinheiro do Haiti, não é pra forçar os calouros a angariar dinheiro nas ruas, mas sim pedir pra quem puder colaborar voluntariamente. Isso de forma politizada e não por uma caridade simplesmente. Então reforçando proponho que comecemos a votação sobre quais serão os eixos e temas, pra fecharmos grupos para a construção dos textos

(22:56) Carina Representante Discente ABEPSS - Sul II(FMU/UFRJ)

Bom a fala da Letícia me contemplou bastante penso que precisamos mesmo ser objetivos e tentar aproximar ao máximo o estudante/calouro da realidade que ele vai encontrar a campanha do Haiti vai nesse sentido foi um caos toda aquela situação, muito noticiada, todos participantes ou não de espaços políticos prévios tem conhecimentos e informações, então é uma baita oportunidade, com a campanha de arrecadação de politizar mesmo a discussão, possibilitando um avanço de conhecimento e de uma nova realidade ä eles quanto a campanha de solidariedade e a vinculação com a CONLUTAS é mesmo pela conta, mas não é uma campanha da CONLUTAS... e nem pode ser..... além disso como já entendemos se faz mais que necessário trazer informações para além do Serviço Social na cartilha até pq a necessidade do endogenismo na profissão já foi superada, não é mesmo... rs. ... É claro que é importante e ressalto a necessidade de ter um espaço para falar da REPRESENTAÇÃO DISCENTE um espaço nosso conquistado para discutir nossas perspectivas com a categoria,E que tem dito dificuldades mesmo nas duas ultimas gestões.

(23:02) Malú UFRJ/CN.

Então sobre o tamanho do manual a idéia era sim 1 A4 frente verso na orientação paisagem, mas acho que der repente podemos incorporar mais meio A4 ai da 6 paginas, lembrando que a intenção e despertar a curiosidade da galera e politizar um pouco esse espaço de euforia de entrada na universidade,... Sobre a Universidade, acho totalmente relevante tal discussão porem no manual acho que não vai surti o efeito que queremos, pq ela é bem profundas extensão pesquisa é importante porem acho que pode ser profunda da em outro momento a exemplo na semana de Formação Profissional que tiramos no ENESS acho lá sim ser espaço mais legitimo pra discutir isso, lincado a Formação Profissional do Serviço Social
Ah! Sobre o Petróleo, sim tem que ser colocado, foi muito bom ter você lembrado disso Alcides entra sim no eixo de conjuntura.
Então... Acho que a proposta dos eixos foi consenso podíamos a partir disso elencar os temas.

Proposta:
- O petróleo tem que ser nosso/ box sobre CONCLAT/ box sobre Haiti - Conjuntura
- formação profissional PEP/diretizes– Formação Profissional
- Educação pública/pagas – Universidade
- Centenário 8 de março – opressões
- Chamado ao ERESS, Siglário.


Obs: Haiti entra em opressões pq foi tirado no PEN que seria um dos eixos também o 8 de março é fundamental esse ano é centenário ainda mais que impulsionaríamos a campanha MESS no combate asa opressões e a divulgação dos ERESS, no caso do rio do ELESS também e de nossos contatos ,sobre como financiar isso pois bem aqui no rio trabalhamos muito com campanha financeira por exemplo tem alguns sindicatos que podemos pedir pra rodar ate mesmo usar a cota de xerox do CA e quando nada disso rolo e ratátá entre os militantes, acho que esse ultimo é mais difícil, mais uma saída é que alguns sindicatos tem gráfica ,aia as vezes consegue de rodar a gente bancando o papel e isso muitas vezes rola de conseguir com reitoria ou departamento.é isso. Ah! Mais uma coisa a idéia que fechar daqui pessoas pra escrever os textos e fazer um grupo no Yahoo,par fechar isso com prazo até quarta ou terça que vem,para diagramarmos ate sábado e domingo ta lista. Sim o divulgaremos por blog o site ta com um problema e ta fora do ar, mas to resolvendo isso. Ah! e agora temos twitter.

(23:13) Alcides Junior – UFPE ,Sec. De Escola da ENESSO.

Eu não entendi como consenso a questão da CONCLAT

(23:13) Malú UFRJ/CN.

Consenso são o 5 eixos o CONCLAT é proposta.

(23:13) Alcides Junior – UFPE ,Sec. De Escola da ENESSO.

Sugiro colocar algo sobre ato médico em Form. Prof. E tenho uma proposta pra conjuntura, contra a criminalização da pobreza e das lutas sociais

(23:15) Davi Perez - UFSC
Desculpa mas... Num material pra receber os calouros 'na universidade', não é importante falam em 'universidade’?
E não entendi o que a conta da CONLUTAS tem a ver com a importância do tema do Haiti, A própria executiva pode arrecadar o dinheiro e fazer a doação.


Encaminhamentos por Consensos

O manual será norteado pelos 5 eixos de discussão do MESS.

Opressões (cultura) Haiti – Rosy, Centenário do 8 de março – Malú / Joana
Formação Profissional – Diretrizes ABEPSS, Projeto Ético Político e Ato Médico – Rosy e Carina
Universidade – Pública, Pagas e EAD’s - Edda
Conjuntura – Petróleo – Malú, Criminalização da Pobreza - Alcides
Textos Aliança Operário Estudantil Malú
Movimento Estudantil - Apresentação do MESS/Síglario.- Malú
Informes (Malú e Letícia)
CONCLAT
CBAS
Chamado os ERESS’s
Diagramação - Letícia

Os textos seram entregue até segunda feira a noite (1 de março) enviados pros emails:
masuet@gmail.com - Letícia
enesso09.10@gmail.com – Gestão.

Com Título manual.

Houve também discussão de como deveria ser a campanha de solidariedade ao Haiti, ficou acordado que e ENESSO ira se informar como pode fazer o repasse ela mesma, por uso de sua conta bancaria (lembrando que a conta utilizada para ENESSO é a da Coordenadora Malú Ribeiro Vale) para as entidades de trabalhadores no Haiti. Não ficou fechada a forma que iremos utilizar pra arrecadar dinheiro, Portanto fica a proposta da Coordena cão Nacional de que isso se já discutido no GT de opressões.
A proposta do CONCLAT entrar no material foi acordado que entraria desde que fosse informe.

Breve Balanço:

A Coordenação Nacional caracteriza que tal espaço foi extremamente legítimo e proveitoso à construção do MESS de forma coletiva.

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